Matemática - 2º Ano - Regime Fundamental 9 anos

1º BIMESTRE

- Construção do significado dos números e identificação da sua utilização no contexto diário
- Representação das quantidades usando símbolos numéricos
- Reconhecimento e representação de quantidades de 1 a 10
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas
- Utilização da calculadora para a produção da escrita de números
- Representação por meio de números da ordem dos elementos de uma coleção ou sequencia (números ordinais)
- Identificação do sucessor e antecessor de um numero
- Identificação de pontos de referencia que indiquem a localização em um determinado espaço (à direita, à direita)
- Desenvolvimento de relações de direção e posição espacial
- Representação de trajetos simples que indiquem a movimentação de um objeto ou pessoaReconhecimento dos dias de semana e os meses do ano com uma das formas de contagem do tempo


    - Reconhecimento e utilização do calendário como uma das formas de medir o tempo
    - Leitura e interpretação de dados e imagens e gráficos de colunas
    - Leitura e interpretação de dados em tabelas
    - Construção de gráficos de colunas
    - Agrupamento de quantidades de dois em dois, construindo o conceito de par e impar.
    - Realização de diversos agrupamentos (2 em 2, 3 em 3, 4 em 4, 5 em 5, 6 em 6 , 7 em 7 e 10 em 10 )
    - Reconhecimento de regularidades na formação de sequencias
    - Preenchimento de sequencias com base nas regularidades observadas
    - Resolução de situações-problema envolvendo algumas ideias da adição e da subtração utilizando estratégias  pessoais de calculo
    - Reconhecimento do cubo como um solido geométrico
    - Reconhecimento dos dias da semana
    - Leitura e interpretação de informações em gráficos de colunas
    - Leitura, interpretação e construção de pictograma
    -Leitura e interpretação de informações em imagens
    - Representação de informações  obtidas em tabelas
    - Reconhecimento e interpretação de problemas envolvendo as ideias da adição ( juntar e acredcentar)
    - Reconhecimento e interpretação de problemas envolvendo as ideias da subração( tirar, comparar e completar )
    - Analise e resolução de situações –problema envolvendo as ideias da adição e subtração
    - Utilização de estratégias pessoais de calculo para resolução de situações-problema envolvendo as ideias da adição e da subtração
    - Reconhecimento dos sólidos geométricos presentes na forma dos objetos e elementos da natureza (cubo, paralelepípedo, esfera, cilindro, cone e pirâmide)
    - Identificação e classificação dos sólidos que possuem superfícies planas e os que possuem pelo menos uma superfície curva
    - Construção de formas pessoais de registrar informações em tabelas
    - Leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos de colunas

    2º BIMESTRE

    A dezena e os sólidos geométricos
    - Utilização de números para representar quantidades
    - Realizar agrupamentos de 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10, 15 em 15 e de 30 em 30
    - Reconhecimento do zero como o símbolo que representa a ausência de Quantidade
    - Realizar agrupamentos de 10 em 10 para compreensão do valor posicional
    - Compreensão da organização do Sistema Decimal de Numeração na representação de dezenas
    - Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas
    - Reconhecimento do antecessor e sucessor de um número
    - Realização de trocas entre cédulas e moedas
    Moedas
    - Composição de quantidades                      
    - Realização de estimativas de quantidades
    - Reconhecimento dos sólidos geométricos presentes na forma dos objetos e elementos da natureza (cone, cilindro, esfera, pirâmide de base quadrada)
     Identificação de semelhanças e diferenças entre sólidos que rolam facilmente e sólidos que não rolam facilmente
    - Construção da noção de manhã, tarde e noite
    - Leitura, interpretação e representação de informações em tabelas
    - Leitura, interpretação e representação de informações em gráficos de colunas
    Compondo, decompondo e discutindo medidas
    - Leitura, interpretação e escrita de números até 99
    - Composição e decomposição de números naturais até 99
    - Comparação de números naturais
    - Utilização dos sinais de (+) e (=) na escrita de uma adição (para representação de uma decomposição)
    - Identificação de antecessor e sucessor de um número
    - Expressão por meio de números do resultado de uma medição
    - Realização de estimativas que envolvam medidas
    - Medição de comprimentos utilizando instrumentos não padronizados
    - Leitura e interpretação de informações em tabelas
    - Leitura e interpretação de informações em pictogramas
    - Representação de dados em pictogramas
    A adição e o metro                                          
    - Adição: ideias de juntar quantidades e acrescentar uma quantidade à outra
    - Utilização dos sinais de (+) e (=) na escrita das operações de adição
    - Construção do significado da adição por meio da resolução de problemas
    - Desenvolvimento de procedimentos de cálculo mental (estimativa) e escrito
    - Resolução de adições sem reagrupamento
    - Composição de valores e trocas utilizando cédula e moedas
    - Reconhecimento do antecessor e sucessor de um número
    -Reconhecimento do calendário e das noções de ontem, hoje e amanhã
    - Identificação dos diferentes instrumentos padronizados de medidas de comprimento (régua, trena e fita métrica)
    - Conhecimento e utilização do metro como unidade de medida de comprimento
    - Reconhecimento do meio metro
    - Leitura, interpretação e representação de informações em tabelas
    -Leitura, interpretação e representação de informações em pictogramas.

     

    3º BIMESTRE

    Contagem, a centena e as formas planas
    - Reconhecimento e representação de quantidades até 100 – a centena
    - Compreensão do Sistema Decimal de Numeração até 100
    - Leitura e interpretação de escritas numéricas até 99
    - Produção de escritas numéricas até 100
    - Comparação de quantidades até 100
    - Ordenação de quantidades até 100
    - Medida de valor
    - Reconhecimento de regularidades na formação de sequências
    - Utilização de regularidades para formação de sequências
    - Identificação de sucessor e antecessor de um número
    - Utilização da calculadora para produzir a escrita de números
    - Reconhecimento, classificação e comparação de figuras planas: quadrado, triângulo, retângulo e círculo
    - Composição de figuras geométricas planas: quadrados,
    triângulo, retângulo e círculo
    - Composição de figuras geométricas planas: quadrados, retângulos e triângulos
    - Reconhecimento do metro como unidade de medida de comprimento
    - Relação entre o metro e o centímetro (medidas menores que 1 metro)
    - Coleta e seleção de dados
    - Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas
    - Leitura e interpretação de gráficos de barras e colunas
    Números, operações e o
    Decimal (Valor Posicional) quilograma
    - Compreensão do Sistema de Numeração
    - Leitura e produção de escritas numéricas
    - Identificação de critérios utilizados na organização de sequências (adições sucessivas)
    - Realização de operações compreendendo seus significados e utilizando os algoritmos da adição e subtração
    - Ideia da multiplicação (soma de parcelas iguais)
    - Criação de mosaicos e faixas decorativas usando as figuras geométricas planas
    - Identificação da balança como instrumento padronizado de medidas de massa
    - Conhecimento e utilização do quilograma como unidade de medida de massa
    - Leitura e interpretação de dados em tabelas
    - Leitura e interpretação de dados em pictogramas
    As ideias da multiplicação, a adição e a subtração
    - Efetuar operações de adição e subtração compreendendo seus significados, utilizando o algoritmo
    - Reconhecer, interpretar e resolver problemas envolvendo a ideia de raciocínio combinatório da multiplicação
    - Reconhecer, interpretar e resolver problemas envolvendo as ideias de adicionar quantidades iguais e de organização
    retangular da multiplicação
    - Utilizar a calculadora para realizar operações, verificar resultados e investigar regularidades
    - Cálculo do dobro e do triplo de uma quantidade
    - Representação de figuras geométricas e composição em malhas quadriculadas
    - Representação de dados em tabelas e pictogramas
    - Representação de dados em pictogramas
    - Representação de dados em gráfico de colunas

     

     

    4º BIMESTRE

    A multiplicação e as vistas de um objeto
    - Reconhecer e interpretar problemas envolvendo as ideias de adicionar quantidades iguais e de organização
    retangular da multiplicação
    - Introduzir o sinal de vezes e de igual na escrita de multiplicações
    - Desenvolver procedimentos de cálculo mental
    - Reconhecer a calculadora como um instrumento para auxiliar no cálculo de multiplicações
    - Reconhecer e interpretar problemas envolvendo as ideias de proporção e das combinações da multiplicação
    - Identificar e determinar dobro e triplo de uma quantidade
    - Resolver multiplicações por meio de cálculos mentais
    - Utilizar a calculadora para realizar multiplicações, verificar resultados e investigar regularidades
    - Identificar características, reconhecer e representar paralelepípedos
    - Reconhecer e representar as vistas de um objeto: vista frontal (de frente), vista lateral (de lado) e vista superior
    (de cima)
    - Sistema monetário: medidas de valor
    - Reconhecimento de cédulas e moedas do real
    - Composição de quantidades e realização de trocas utilizando o sistema monetário
    - Coleta e seleção de dados
    - Leitura e interpretação de dados em tabelas
    - Leitura e interpretação de dados em gráficos de colunas
    Ideias da divisão e medidas de tempo
    - Reconhecimento, interpretação e resolução de problemas envolvendo as ideias da divisão: repartir em partes
    iguais e medir
    - Apresentação do sinal da divisão ( ÷ ) na escrita dessas
    operações
    - Promoção de estratégias para o cálculo mental
    - Reconhecimento da calculadora como um instrumento para auxiliar no cálculo de divisões
    - Reconhecimento das quantidades que são classificadas como dúzia e meia dúzia
    - Representação de figuras a partir do eixo de simetria
    - Identificação de figuras que possuem eixo de simetria
    - Reconhecimento do relógio como forma de medir o tempo (hora exata), compreendendo a importância do
    relógio no dia a dia
    - Leitura e interpretação de dados em tabelas e pictogramas
    O litro e os números até 100
    - Compreensão do Sistema de Numeração Decimal: dezenas e centena
    - Reconhecer quantidades pares e ímpares
    - Comparação de quantidades
    - Reconhecimento e utilização de números ordinais
    - Realização de operações compreendendo seus significados e utilizando os algoritmos da adição e da subtração
    - Realização de operações de multiplicação e divisão compreendendo seus significados
    - Reconhecer o litro como uma das unidades de medida de capacidade
    - Composição de figuras geométricas planas a partir de triângulos
    - Construir de tabelas e gráficos de barras
    - Leitura e interpretação de pictograma.