Matemática - 2º Ano - Regime Fundamental 9 anos

1º BIMESTRE

Números e operações

- Construção da noção de número natural
- Relação entre quantidades, comparação e seriação numérica
- Registro, leitura e escrita de números
- Contagem por agrupamentos
- Noção de par e ímpar
- Reconhecimento da regra utilizada na seriação dos números naturais
- Composição e decomposição de quantidades
- Uso da calculadora para reconhecer os símbolos matemáticos e realizar adições e subtrações
- Exploração dos diferentes significados das operações, em especial da adição e subtração
- Utilização dos sinais convencionais para registrar adições e subtrações
- Utilização de estratégias pessoais na realização de operações
- Composição da dezena

Grandezas e medidas

- Medidas de comprimento ( unidades arbitrárias e o metro)
- Medidas de tempo ( dias, semanas, meses e ano )
- Medidas de valor ( cédulas e moedas )

Espaço forma

- Dimensionamento do espaço, percebendo relações de tamanho e forma
- Interpretação e representação de posição e de movimentação no espaço a partir da análise de maquetes
- Análise, interpretação de objetos e espaços sob diferentes pontos de vista
- Classificação de figuras geométricas quanto ao número de lados
- Reprodução de figuras em quadriculados, ampliação e redução
- Semelhanças e diferenças entre formas geométricas encontrada nos objetos
- Semelhanças e diferenças entre sólido geométrico e figura plana

Tratamento da informação

- Análise, interpretação e construção de gráficos e tabelas
- Coleta e organização de dados em gráficos e tabelas

2º BIMESTRE

A dezena e os sólidos geométricos
- Utilização de números para representar quantidades
- Realizar agrupamentos de 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10, 15 em 15 e de 30 em 30
- Reconhecimento do zero como o símbolo que representa a ausência de Quantidade
- Realizar agrupamentos de 10 em 10 para compreensão do valor posicional
- Compreensão da organização do Sistema Decimal de Numeração na representação de dezenas
- Leitura, interpretação e produção de escritas numéricas
- Reconhecimento do antecessor e sucessor de um número
- Realização de trocas entre cédulas e moedas
Moedas
- Composição de quantidades                      
- Realização de estimativas de quantidades
- Reconhecimento dos sólidos geométricos presentes na forma dos objetos e elementos da natureza (cone, cilindro, esfera, pirâmide de base quadrada)
 Identificação de semelhanças e diferenças entre sólidos que rolam facilmente e sólidos que não rolam facilmente
- Construção da noção de manhã, tarde e noite
- Leitura, interpretação e representação de informações em tabelas
- Leitura, interpretação e representação de informações em gráficos de colunas
Compondo, decompondo e discutindo medidas
- Leitura, interpretação e escrita de números até 99
- Composição e decomposição de números naturais até 99
- Comparação de números naturais
- Utilização dos sinais de (+) e (=) na escrita de uma adição (para representação de uma decomposição)
- Identificação de antecessor e sucessor de um número
- Expressão por meio de números do resultado de uma medição
- Realização de estimativas que envolvam medidas
- Medição de comprimentos utilizando instrumentos não padronizados
- Leitura e interpretação de informações em tabelas
- Leitura e interpretação de informações em pictogramas
- Representação de dados em pictogramas
A adição e o metro                                          
- Adição: ideias de juntar quantidades e acrescentar uma quantidade à outra
- Utilização dos sinais de (+) e (=) na escrita das operações de adição
- Construção do significado da adição por meio da resolução de problemas
- Desenvolvimento de procedimentos de cálculo mental (estimativa) e escrito
- Resolução de adições sem reagrupamento
- Composição de valores e trocas utilizando cédula e moedas
- Reconhecimento do antecessor e sucessor de um número
-Reconhecimento do calendário e das noções de ontem, hoje e amanhã
- Identificação dos diferentes instrumentos padronizados de medidas de comprimento (régua, trena e fita métrica)
- Conhecimento e utilização do metro como unidade de medida de comprimento
- Reconhecimento do meio metro
- Leitura, interpretação e representação de informações em tabelas
-Leitura, interpretação e representação de informações em pictogramas.

 

3º BIMESTRE

Contagem, a centena e as formas planas
- Reconhecimento e representação de quantidades até 100 – a centena
- Compreensão do Sistema Decimal de Numeração até 100
- Leitura e interpretação de escritas numéricas até 99
- Produção de escritas numéricas até 100
- Comparação de quantidades até 100
- Ordenação de quantidades até 100
- Medida de valor
- Reconhecimento de regularidades na formação de sequências
- Utilização de regularidades para formação de sequências
- Identificação de sucessor e antecessor de um número
- Utilização da calculadora para produzir a escrita de números
- Reconhecimento, classificação e comparação de figuras planas: quadrado, triângulo, retângulo e círculo
- Composição de figuras geométricas planas: quadrados,
triângulo, retângulo e círculo
- Composição de figuras geométricas planas: quadrados, retângulos e triângulos
- Reconhecimento do metro como unidade de medida de comprimento
- Relação entre o metro e o centímetro (medidas menores que 1 metro)
- Coleta e seleção de dados
- Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas
- Leitura e interpretação de gráficos de barras e colunas
Números, operações e o
Decimal (Valor Posicional) quilograma
- Compreensão do Sistema de Numeração
- Leitura e produção de escritas numéricas
- Identificação de critérios utilizados na organização de sequências (adições sucessivas)
- Realização de operações compreendendo seus significados e utilizando os algoritmos da adição e subtração
- Ideia da multiplicação (soma de parcelas iguais)
- Criação de mosaicos e faixas decorativas usando as figuras geométricas planas
- Identificação da balança como instrumento padronizado de medidas de massa
- Conhecimento e utilização do quilograma como unidade de medida de massa
- Leitura e interpretação de dados em tabelas
- Leitura e interpretação de dados em pictogramas
As ideias da multiplicação, a adição e a subtração
- Efetuar operações de adição e subtração compreendendo seus significados, utilizando o algoritmo
- Reconhecer, interpretar e resolver problemas envolvendo a ideia de raciocínio combinatório da multiplicação
- Reconhecer, interpretar e resolver problemas envolvendo as ideias de adicionar quantidades iguais e de organização
retangular da multiplicação
- Utilizar a calculadora para realizar operações, verificar resultados e investigar regularidades
- Cálculo do dobro e do triplo de uma quantidade
- Representação de figuras geométricas e composição em malhas quadriculadas
- Representação de dados em tabelas e pictogramas
- Representação de dados em pictogramas
- Representação de dados em gráfico de colunas

 

 

4º BIMESTRE

A multiplicação e as vistas de um objeto
- Reconhecer e interpretar problemas envolvendo as ideias de adicionar quantidades iguais e de organização
retangular da multiplicação
- Introduzir o sinal de vezes e de igual na escrita de multiplicações
- Desenvolver procedimentos de cálculo mental
- Reconhecer a calculadora como um instrumento para auxiliar no cálculo de multiplicações
- Reconhecer e interpretar problemas envolvendo as ideias de proporção e das combinações da multiplicação
- Identificar e determinar dobro e triplo de uma quantidade
- Resolver multiplicações por meio de cálculos mentais
- Utilizar a calculadora para realizar multiplicações, verificar resultados e investigar regularidades
- Identificar características, reconhecer e representar paralelepípedos
- Reconhecer e representar as vistas de um objeto: vista frontal (de frente), vista lateral (de lado) e vista superior
(de cima)
- Sistema monetário: medidas de valor
- Reconhecimento de cédulas e moedas do real
- Composição de quantidades e realização de trocas utilizando o sistema monetário
- Coleta e seleção de dados
- Leitura e interpretação de dados em tabelas
- Leitura e interpretação de dados em gráficos de colunas
Ideias da divisão e medidas de tempo
- Reconhecimento, interpretação e resolução de problemas envolvendo as ideias da divisão: repartir em partes
iguais e medir
- Apresentação do sinal da divisão ( ÷ ) na escrita dessas
operações
- Promoção de estratégias para o cálculo mental
- Reconhecimento da calculadora como um instrumento para auxiliar no cálculo de divisões
- Reconhecimento das quantidades que são classificadas como dúzia e meia dúzia
- Representação de figuras a partir do eixo de simetria
- Identificação de figuras que possuem eixo de simetria
- Reconhecimento do relógio como forma de medir o tempo (hora exata), compreendendo a importância do
relógio no dia a dia
- Leitura e interpretação de dados em tabelas e pictogramas
O litro e os números até 100
- Compreensão do Sistema de Numeração Decimal: dezenas e centena
- Reconhecer quantidades pares e ímpares
- Comparação de quantidades
- Reconhecimento e utilização de números ordinais
- Realização de operações compreendendo seus significados e utilizando os algoritmos da adição e da subtração
- Realização de operações de multiplicação e divisão compreendendo seus significados
- Reconhecer o litro como uma das unidades de medida de capacidade
- Composição de figuras geométricas planas a partir de triângulos
- Construir de tabelas e gráficos de barras
- Leitura e interpretação de pictograma.