Conteúdo Anual de Matemática - 4º Ano do E.F.

1º BIMESTRE

  • AS OPERAÇOES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE

 

  • Realização de operações compreendendo seus significados: adição e subtração ( com ou sem reagrupamento)
  • Multiplicação ( como adição de parcelas iguais e como organização retangular) com ou sem reagrupamento e por um algarismo.
  • Divisão ( por estimativa ) com um algarismo no divisor ( em partes iguais e pela ideia de medida).
  • Realização de cálculos mentais
  • Utilização de estimativa como recurso para analise e previsão de resultados.
  • Construção de figuras geométricas  planas: quadrados e retângulos em malhas
  • Identificação de simetria axial em figuras geométricas  planas
  • Reconhecimento do ano formado  por 12 meses ou 365 dias/366 dias
  • Reconhecimento e utilização das unidades de tempo ( dia, semanas, meses e ano ), registradas no  calendario 
  • Leitura e interpretação de dados em tabelas e imagens
  • A CONTRUÇÃO DO MILHAR, AS OPERAÇOES E SEQUENCIAS

 

  • Realização de operações compreendendo seus significados: adição e subtração ( com ou sem reagrupamento)
  • Multiplicação ( como adição de parcelas iguais e como organização retangular) com ou sem reagrupamento e por um algarismo
  • Divisão ( por estimativa) com um algarismo no divisor ( em partes iguais e pela ideia de medida)
  • Realização de cálculos mentais
  • Utilização da estimativa como recurso para analise e previsão  de resultados
  • Noção de área
  • Leitura, produção e interpretação de tabelas.
  • MEDIR, CONTAR E CALCULAR

 

  • Compreensão  do sistema de numeração decimal ( milhares exatos )
  • Realização de operações compreendendo seus significados: adição e subtração, com ou sem reagrupamento
  • Multiplicação ( como adição de parcelas iguais e como organização retangular) com e sem reagrupamento e por um algarismo
  • Divisão ( por estimativa ) com um algarismo no divisor ( em partes iguais e pela ideia de medida )
  • Utilização da calculadora para compor quantidades, utilizando operações de adição e multiplicação
  • Construção e representação do cubo
  • Interpretação e analise de montagens feitas com cubos
  • Reconhecimento, utilização e estabelecimento de relação entre as unidades de medidas: metro e quilometro; grama e quilograma
  • Leitura, interpretação e construção de tabelas.

2º BIMESTRE

1-RELAÇÃO ENTRE NUMEROS E FORMAS

  • Compreensão do sistema de numeração decimal ( ampliação da sequencia numérica ate 10.000)
  • Realização de operações compreendendo seus significados: adição e subtração com e sem reagrupamento
  • Multiplicação ( como adição de parcelas iguais e como organização retangular) com e sem reagrupamento e por um algarismo
  • Exploração da relação entre adição e subtração
  • Exploração da relação entre multiplicação e divisão
  • Exploração da habilidade de dividir mentalmente utilizando, para isso, a estratégia de decompor o divisor em uma multiplicação de dois números
  • Reconhecimento dos elementos que compõe  o cubo ( faces quadradas e números  de faces, vértices e arestas )
  • Reconhecimento de semelhanças e diferenças entre prismas e pirâmides ( construção e representação; identificação de faces, vértices e arestas; planificação)
  • Leitura, interpretação e produção de textos com bases em dados presentes em reportagens, tabelas e gráficos de barras

2-  O USO DOS NUMEROS COM VIRGULA

  • Analise,interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as 4 quatro operações
  • Estimativa e calculo mental ( por decomposição, utilizando os fatores básicos das operações e as multiplicações por 10 e 100 )
  • Utilização da calculadora para compor quantidades, utilizando as quatro operações
  • Reconhecimento da função da virgula em números decimais
  • Resolução de problemas envolvendo o sistema monetário e as medidas de comprimento, como aplicação de números decimais
  • Leitura,interpretação de dados presentes em reportagens e tabelas
  • Construção de gráficos de barra
  • Leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos

3-CALCULOS E FORMAS

  • Construção de algoritmo da multiplicação por um algarismo
  • Multiplicação utilizando decomposição para realizar multiplicações por um e dois algarismos e utilizando algoritmo apenas na multiplicação por um algarismo
  • Divisão ( por estimativa) com um ou dois algarismos no divisor
  • Exploração do significado de fração como parte do todo ( 1/2 , 1/3, 1/4, 1/6,  1/8)
  • Leitura e escrita de frações
  • Identificação de lados e vértices em figuras geométricas planas
  • Composição de figuras com triângulos
  • Exploração e características de rigidez do triangulo
  • Reconhecimento e utilização de unidades de tempo( horas e minutos )
  • Estimativas envolvendo tempo

 

 

3º  BIMESTRE

1-NUMEROS, FORMAS E MEDIDAS

  • Leitura  e escrita, comparação e ordenação, sucessor e antecessor, sequencias
  • Adição e subtração com e sem reagrupamento
  • Multiplicação (enfatizando a multiplicação retangular, a decomposição e a relação entre multiplicação e divisão)
  • Divisao  por um ou dois algarismos ( enfatizando a função do resto em uma divisão e a relação  entre a divisão e a multiplicação
  • Exploração do calculo mental em divisões  de dezenas e centenas exatas
  • Utilização de malhas para representar e localizar, no plano, a posição de um objeto ( trabalho com coordenadas)
  • Composição e decomposição de figuras utilizando quadrados
  • Calculo de areas  e perímetros de formas geométricas desenhadas em malhas quadriculadas
  • Leitura e interpretação de dados presentes em tabelas
  • Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas

2- O CALCULO E O REGISTRO DOS NUMEROS

  • Composição de quantidades, observando o valor posicional dos algarismo
  • Reconhecimento das ordens que compõe um numero
  • Analise , interpretação, formulação e resolução de situações –problema envolvendo as quatro operações
  • Relação da divisão de um inteiro em partes iguais ( ate décimos )
  • Utilização da calculadora para analisar as relações entre números fracionários e decimais
  • Ampliação e redução de figuras, analisando o que ocorre com a área e com o perímetro dessas figuras
  • Reconhecimento e utilização das medidas de comprimento ( metro, centímetro e milímetro), de massa ( grama e quilograma) e de valor ( real e centavos )
  • Representação dessas medidas, utilizando frações e números decimais
  • Produção de textos escritos com base na interpretação de gráficos de segmentos e tabelas

3-FORMAS E INFORMAÇOES NUMERICAS

  • COMPREENSAO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL ( AMPLIAÇÃO DA SEUQENCIA NUMERICA ATE 30 000)
  • Leitura e escrita; comparação e ordenação;sucessor e antecessor;sequencias; composição e decomposição de quantidades
  • Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações
  • Analise e representação das frações do circulo
  • Reconhecimento de semelhanças e diferenças entre corpos redondos e poliedros
  • Analise e representação dos corpos redondos ( cone e cilindro )
  • Reconhecimento de semelhanças e diferenças entre esfera e circulo
  • Reconhecimento e utilização de unidades de tempo ( hora e minuto )
  • Relação entre horas e minutos e frações da hora
  • Analise, interpretação e representação em gráficos de setores
  • Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas

4º BIMESTRE

  • MEDIDAS E NUMEROS DECIMAIS

 

  • Analise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações
  • Adição e subtração com e sem reagrupamento
  • Multiplicação ( enfatizando a decomposição e a composição da tabuada)
  • Multiplicações por centenas exatas
  • Representação da divisão de um  numero inteiro utilizando números decimais
  • Resolução de problemas envolvendo a relação entre metro, centímetro  e milímetro
  • Construção de graficos  de colunas
  • Produção de textos escritos com base na interpretação de gráficos e tabelas ( baseando-se em textos jornalísticos  científicos)
  • MEDIDAS, FORMAS E POSSIBILIDADES

 

  • Analise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações
  • Adição e subtração, com e sem reagrupamento, envolvendo números naturais e decimais
  • Calculo mental envolvendo adições e subtraçoes  de números maiores que 100 e menores que 1000
  • Multiplicação como exploração do raciocínio combinatório e da ideia de possibilidades
  • Reconhecimento e classificação de polígonos
  • Identificação de semelhanças e diferenças, usando como critério o numero de lados e vértices
  • Mosaico: exploração de figuras desenhadas pela repetição de padrões
  • Resolução de problemas que envolvem as medidas de massa ( grama e quilograma) e de capacidade ( litro e mililitro)
  • Identificação de possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e contabilizá-los (raciocínio combinatório)
  • Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas
    • RELAÇÂO ENTRE OS NUMEROS E A VIDA
    • Compreensão do sistema de numeração decimal ( ampliação da sequencia numérica ate 100.000)
    • Leitura e escrita, composição e decomposição, comparação e ordenação, classes e ordens, sucessor e antecessor, sequencias
    • Analise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema, envolvendo as quatro operações
    • Adição e subtração, com e sem reagrupamento
    • Multiplicação por um e dois algarismos
    • Divisão ( pelo processo de estimativas), com um algarismo no divisor
    • Utilização da calculadora para compor quantidades, utilizando as quatro operações
    • Composição de figuras geométricas planas utilizando triângulos,pentágonos,hexágonos,trapézios e losangos
    • Resolução de problemas envolvendo diferentes unidades de medidas
    • Produção de texto escritos com base na interpretação de gráficos e tabelas( baseando-se em textos jornalísticos e científicos)