Ensino Fundamental 9 anos

Sancionada em 6 de fevereiro de 2006, a Lei n.º 11.274 altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da Lei n.º 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dispondo sobre a duração de nove anos para o Ensino Fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade.

Desde 2004, o Colégio Cooperativo tem acompanhado as publicações do MEC no que se refere às orientações sobre o Ensino Fundamental de 9 anos, organizando-se por meio da formação continuada de seus educadores, da seleção de material didático e da revisão do projeto pedagógico e do plano curricular.

Com o início da implantação do novo sistema a partir de 2007, nossa equipe tem se preocupado em responder às dúvidas e questionamentos de pais, responsáveis e alunos. Nesta página você encontra alguns esclarecimentos importantes, disponíveis na forma de perguntas e respostas, que poderão auxiliar no entendimento dessa questão.

O que é o Ensino Fundamental de 9 anos?

O Ensino Fundamental de 9 anos é a ampliação da duração do Ensino Fundamental obrigatório para nove anos, com início aos seis anos de idade. A mudança foi instituída pela Lei n.º 11.274/06, que tornou obrigatória a matrícula no Ensino Fundamental, com nove anos de duração, aos seis anos de idade.

Com o novo sistema, a nomenclatura passa de 1.ª a 8.ª série para 1.º a 9.º ano do Ensino Fundamental. A lei estabelece ainda o ano de 2010 como prazo para os Estados implantarem a mudança, com as devidas alterações na proposta e na abordagem pedagógica, uma vez que o conteúdo do 1.º ano não será equivalente ao da 1.ª série do sistema de 8 anos.

Com quantos anos o aluno terminará o Ensino Fundamental de 9 anos?

No novo sistema, o aluno terminará o Ensino Fundamental com a mesma idade do Ensino Fundamental de 8 anos, ou seja, 14 anos. O que muda é que a criança inicia o Ensino Fundamental um ano mais cedo, com a idade de 6 anos. Veja abaixo um quadro comparativo:

Ensino Fundamental de

7º ano
8º ano
9º ano

Ainda tenho dúvidas. Com quem devo falar?

A Equipe Pedagógica do Colégio Cooperativo está à sua disposição para quaisquer esclarecimentos. Para entrar em contato: